horários de atendimento: 14h às 20h
contato: 3884.1101 | 3052.2362

E quando o joelho dói?

O joelho é uma articulação entre o osso da coxa (Fêmur) e um dos ossos da perna (Tíbia) e entre o osso da coxa (Fêmur) e a patela, que é um osso pequeno. Possui ligamentos (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior) que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (lateral e medial) que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. Os ligamentos estabilizam a articulação para movimentos anteriores e posteriores e os meniscos para movimentos de um lado para outro.

A dor no joelho pode ser causada por lesões nas estruturas do joelho como as bursites, subluxação, condromalácia, tendinite patelar ou joelho saltador, osteocondrite dissecante, patela bipartida, plica sinovial, lesão do corno anterior do menisco, menisco discóide, distrofia simpático reflexa e lesões do ligamento cruzado anterior, mas pode ser causada também por problemas sistêmicos, ou seja, do organismo como um todo, como no caso das infecções, tumores, doenças ósseas e reumatológicas.

Dor no joelho

O que é a Plica?
Plica é um tecido remanescente embrionário que separa a bursa suprapatelar da cavidade interna do joelho, persiste na fase adulta em 70% dos humanos.
A plica pode desenvolver dor em pacientes que iniciam atividade física de maneira intensa e com muita solicitação do joelho, que inflama esta membrana. A dor geralmente ocorre na região anterior do joelho, no meio da patela e é desencadeada quando o paciente permanece por longo período sentado com o joelho dobrado ou quando sobe e desce escadas ou rampas.Quando comprimimos a plica há dor e um espessamento na borda medial da patela.
O tratamento é feito com repouso da articulação, diminuição da atividade física e reabilitação com uso de meios físicos que promovam calor, eletroterapia e exercícios de alongamento e fortalecimento específicos. Na maioria dos casos, há uma boa resposta, se isto não ocorrer é indicada a remoção através da artroscopia da plica.

Plica inflamada

Joelho de Saltador ou Tendinite Patelar
Dor na região anterior do joelho e acontece frequentemente em atividades esportivas com atividades de desaceleração dos saltos e corridas em terrenos irregulares. De qualquer forma, acontece devido à sobrecarga, ao aumento do impacto nos joelhos repetidas vezes.Também pode acontecer em pessoas que apresentam alteração congênita da patela e que favorece o aparecimento da tendinite.
As principais causas são o treino inadequado, ou local de treinamento impróprio para a atividade, alongamento insuficiente e mal alinhamento das extremidades, o joelho varo ou valgo, ou anterversão.Não está relacionado a traumas.
O tratamento com adequação do treino, seu local, alongamentos específicos para os grupos musculares envolvidos, eletroacupuntura e meios físicos melhoram os sintomas com exceção àqueles que apresentam mal alinhamento das extremidades. Nestes casos, podem ser usadas órteses, mas não há resultados animadores; os pacientes precisam ser orientados que estas atividades poderão levar a outras lesões.

Salto em distância pode levar à Tendinite Patelar

O que é Condromalácia da Patela?
A musculatura que extende o joelho (músculos que formam o quadríceps: retofemural, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial), que é o movimento que faz o chute, fica alterada e leva a uma incompatibilidade articular(ela não fica encaixada).
Os sintomas mais comuns são dor na face anterior do joelho(na frente) e “travamento”, mas ao subir e descer escadas ou ficar muito tempo sentado a dor é na face posterior(atrás)do joelho. É frequente ter atrofia (fica mais fina) da coxa (quadríceps) e raramente há inchaço.
O tratamento é conservador. Os exercícios de fortalecimento para a coxa são fundamentais para melhora dos sintomas. Os meios físicos com calor e estímulos elétricos são analgésicos.

Chute é a extensão da perna com força!!!

Adolescente tem dor no joelho?
Adolescentes podem ter dor e inchaço no joelho, principalmente os meninos esportistas. Os sintomas aumentam com a atividade física e melhoram com o repouso.A causa é a osteocondrose que não se sabe porque acontece.
O tratamento é diminuir as atividades, fazer calor no local, eletroterapia e reabilitação muscular.

Adolescente esportista pode ter dor e inchaço nos joelhos!

Qual é a importância do Menisco do Joelho?
O menisco é uma articulação do joelho que auxilia na estabilidade do mesmo. A ausência do menisco leva a uma alteração no funcionamento do joelho e consequente artrose antes do tempo.
Os sintomas da lesão meniscal são bloqueio ou travamento dos joelhos quando dobra ou extende as pernas associado com dor na linha lateral do joelho.
O tratamento inicial deve sempre ser reabilitador, com meios analgésico e reabilitação muscular.Quando não há melhora com o tratamento de reabilitação adequado, deve ser indicada a cirurgia.

Menisco do Joelho

E o famoso Ligamento Cruzado Anterior?
O ligamento cruzado anterior é um ligamento (tipo de cartilagem) que estabiliza o joelho, ele impede que a perna deslize para frente do joelho. O paciente tem muita dor quando anda e o joelho fica instável.
O tratamento da sua lesão é cirúrgico, mas a reabilitação depois da fisioterapia é fundamental para a melhor performance do joelho.
A ruptura do ligamento cruzado posterior é menos frequente e a principal queixa é a dor e não a instabilidade do joelho.
O melhor tratamento será decidido após a avaliação clínica do paciente.Pode ser cirúrgico ou somente de reabilitação.
A lesão do ligamento colateral medial tem tratamento conservador, quando associadas a outras lesões, a conduta depende da experiência do cirurgião..
O "carrinho" do futebol pode causar lesões ligamentares!

E artrose de Joelhos?
Veja Post “Artrose é doença de idosos?” e no Post “Tratamento da Artrose”.

[polldaddy poll=2006509]

No Comment
  1. Responder
    Sônia Maria de Araújo

    Olá! Gostaria de saber se, quem possui Tendinite de Patela, pode praticar natação?
    Obrigada, gostei das informações, aqui obtidas.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Sônia!
      Para responder sua pergunta precisaria saber, através de um exame físico, se você tem dor, quando acontece e qual o comprometimento que a tendinite de patela ocasionou em seu joelho, pois assim, saberia se seria necessário um tratamento de reabilitação antes de qualquer prática esportiva e qual seria a mais indicada no seu caso.
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico Fisiatra para fazer esta orientação a você.

  2. Responder
    ANDREA ALVIM

    oLÁ!
    Tenho 40 anos e pratico exercício físico desde os meus 15 anos. Adoro um salto. E ultimamente tenho notado que após correr na esteira, ou qdo saio a noite para dançar de salto, após, sinto uma dorzinha lateral no joelho qdo subo escada ou agacho. Faço musculação, corrida e aparelho de escada da Academia. O que poderia ser? Agradeço a atenção antecipadamente

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Andrea!
      Pode ser muiiiiitas coisas.Desde exercícios realizados de maneira errada, falta de alongamento até lesões mais sérias.
      Seria legal você consultar um médico para ter um diagnóstico preciso do que está acontecendo antes que piore. Procure um médico Fisiatra que poderá além de diagnosticar, orientá-la quanto à atividade Física.
      Boa Sorte!

  3. Responder
    cristiany sibely gomes dantas

    Olá,
    Tenho 25 anos e há aproximadamente alguns meses percebi uma sensação dolorosa na região lateral do meio joelho esquerdo, não doi constantemente, doi mais a palpação, além disso este mesmo joelho apresenta um click qdo no agachamento e principalmente qdo subo ou desço escada, neste momendo sinto uma dorzinha. Recentemente fui ao ortopedista para avaliação e ele fez um teste de estensão do joelho e palpou o local dolorido, ele me pediu para fazer uma ressonância magnética desde joelho e disse estar com suspeita de lesão do menisco lateral. Será possível? não me lembro de ter ocorrido nenhum fato para lesar. Esta lesão tem cicatrização???? já fazem alguns meses e continua do mesmo jeito. Que tratamento seria proposto???.
    Obrigada pela atenção!

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Cristiany!
      O menisco lateral sofre lesão com certa frequencia principalmente quando realizamos atividades repetitivas com impacto ou traumas com “entorse” do joelho.
      Para saber o prognóstico de sua lesão e qual o melhor tratamento proposto seria necessário uma avaliação completa de seu caso.
      Se você tem dúvidas quanto ao diagnóstico, sugiro que procure uma segunda opinião.
      Boa Sorte!

  4. Responder
    André

    olá
    Dr eu torci meu joelho direito jogando futebol,fui a um ortopedista i ele verificou que foi só torção mesmo,o problema é que tem uma espécie de caroço do lado de dentro do joelho direito,ele me disse que era normal mas mesmo assim queria ouvir sua opinião pois ele me disse que era pra eu passar gelo diariamente e tomar remédio anteinflamatório mas hj completa 15 dias que eu não esforço o joelho i msm assim com todas as indicações do médico não concigo correr normalmente ,sei que não é ligamento ,vc pode ter alguma idéia duque pode tar acontecendoi se esse caroço (íngua) vai sair
    obrigado e Parabéns pelo site

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, André!
      Para saber o que é este caroço é essencial uma avaliação médica. Mas posso dizer que 15 dias é um período curto para fazer esforço com o joelho(correr) após uma torção.
      Tenha um pouco mais de paciência para fazer atividades que causem impacto no joelho, se o sintoma persistir, sugiro que procure um médico Fisiatra para iniciar um tratamento de reabilitação.
      Boa Sorte!

  5. Responder
    André P

    Ola thais
    muito obrigado por me ajudar
    td indica que meu problema seja menisco
    pois não conssigo dobrar totalmente o joelho
    vou continuar colocando gelo e tomando antinflamatorio se não melhor vou procurar um especialista pra avaliar se realmente vou precisar fazer cirugia .
    vc sabe quanto deve custar um cirugia dessa ?
    muito obrigado,
    Parabéns pelo site
    e Parabens

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, André!
      Infelizmente não sei responder sua pergunta pois sou médica fisiatra e não faço cirurgias.
      Acredito que se você pesquisar na internet talvez encontre várias referências quanto a valores da cirurgia, mas lembre-se tudo dependerá da técnica utilizada e do cirurgião.
      Boa Sorte!

  6. Responder
    Laurence

    Thais por favor, qto tempo demora para cicatrizar uma lesão no menisco lateral se a lesão for na parte periférica?? Se for na região que não tem irrigação, como são os sintomas?? Faz 7 semanas que machuquei o joelho e ainda não consigo agachar sinto dores tô voltando a musculação de leve, e não fiz a RMN, tô sem convênio, e pelo SUS demora 1 ano. Mto Obrigado Thais!

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Laurence!
      A RNMG do joelho mostrará qual a extensão da lesão e juntamente com a clínica (sintomas e sinais) mostrará qual o melhor tratamento, se cirúrgico ou conservador (medicação + reabilitação) e qual o prognóstico da lesão.
      Cuidado com os exercícios de fortalecimento e os de impacto pois você ainda não sabe a extensão da lesão e poderá piorar o quadro.
      Converse com o seu médico do SUS e com a assistente social do local onde está sendo atendido, para agilizar a realização da ressonância!
      Boa sorte!

  7. Responder
    Rogério

    Ha dois meses e meio passei por uma cirurgia de LCA e menisco ainda não estou estendendo a perna por completa e de acordo com o fisioterapelta falta pouco gostaria de saber se ainda da tempo de reverter isto ou corre o risco de não estender a perna como a outra.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Rogério!
      Para saber o porque sua perna ainda não está estendendo completamente como a outra após a cirurgia é necessário um exame físico. Na maioria das vezes, os ísquiotibiais (musculos da parte posterior da coxa) e os gastrocnêmio não estão alongados suficientemente para isto. Para ter certeza se não há nenhum problema articular ou complicação da cirurgia, somente com uma avaliação médica esta resposta pode ser dada.

  8. Responder
    Marcus Vinicius

    Há 3 meses ao descer de um ônibus acidentalmente apoiei o meu corpo no meu joelho direito e senti uma dor intensa. Tratei com antiinflamatório e passou. Há cerca de 1 mês voltei a sentí-la novamente e se deu principalmente quando subo e desço escadas e quando corro; o local está inflamado (a tampa patelar lateral).
    O médico disse que eu torci o ligamento posterior e pediu um raio-x. Será que há a necessidade de intervenção cirúrgica? Seja o que for, eu encaro. Abs

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Marcus!
      Provavelmente seu médico pedirá outro exame caso (Ressonância) desconfie de ruptura do ligamento posterior e se for, o tratamento pode ser cirúrgico dependendo da gravidade da lesão.
      Se for apenas uma torção, o tratamento de reabilitação será suficiente para restabelecer a harmonia no local e eliminar os sintomas.
      Boa Sorte!

  9. Responder
    carlos gustavo

    gostaroa se possivel tirar uma duvida
    ja fiz 2 RNM e deram resultados diferentes
    uma deu lesão do menisco meidal,cisto e derrame atticcular
    a uotra de cisto,derrame articular e sinais de bursite
    pode isso acontecer um pode causar o ultro pois quando fiz a primeira nao estava inchado ja na segunda RNM estava inchado e doendo muito
    se possivel aguardo resposta

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Carlos!
      Difícil responder sua pergunta sem ter te avaliado ou verificado seus exames.
      Sugiro que mostre estes resultados para o médico que os solicitou para desvendar esta incógnita.
      Realmente isto não é comum se ocorreu desta maneira como você descreveu.

  10. Responder
    jose francisco frare

    apreciei muito toda materia. Pergunto – meu
    filho possui cid10 g6l polineuropatia sensitiva
    periferica de padrao axonal distal simetrica –
    transfecciosa, atraves de uma eletroneuromi
    ografia na conducao nervosa sensitiva nerso
    sural apresentou amplitude diminuida. Mas
    ele tem se queixado de dor no joelho apos
    dirigir. Ha ligacao nos fatos.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, José!
      Sem avaliar seu filho, é difícil dizer. Descartado patologias do próprio joelho e das estruturas adjacentes a ele, esta dor pode ter relação com a neuropatia.
      Sugiro que leve seu filho a um médico Fisiatra para identificar o que está causando o problema e indicar o melhor tratamento de reabilitação para a neuropatia e para esta dor no joelho.
      Boa Sorte!

  11. Responder
    haroldo silva

    sou obeso morbido, e no inverno, como estamos chegando, começa a doer demais meu joelho direito,é uma dor suportavel, agora, sentado, nao sinto nada, mas quando levando da cama de manha e quando ando doi bem mais, meu joelho nao incha, estou usando calminex, enquando não vou ao medico. o que devo ter no joelho?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Haroldo!
      Sem uma avaliação clínica só conseguimos saber que no mínimo você tem uma sobrecarga sobre os joelhos devido ao excesso de peso e que isto pode ocasionar a dor que você refere.
      Faça uma avaliação com um médico Fisiatra para identificar se há outras lesões mais graves no joelho e determinar um tratamento de reabilitação que promova a perda de peso e fortaleça as estruturas do joelho envolvidas para o alívio dos sintomas.
      Boa Sorte!

  12. Responder
    Pedro

    A cerca de 4 meses tive um entorse no joelho direito , tomei medicação e voltei a jogar machuquei novamente , fui ao médico e ele falou que pode ser ligamento cruzado anterior.Estou fazendo musculação nas pernas para ajudar no fotalecimento.Fiz uma ressonãncia e estou aguardando.(Dói quando faz agachamento até o final e pular corda varias vezes)
    Será que posso ficar fora de cirurgia na sua opinião?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Pedro!
      Primeiramente, para responder sua pergunta é necessário fazer um exame físico para observar as condições de seu joelho. Depois precisamos saber se houve ou não a lesão e qual o grau desta lesão para sabermos se há indicação de cirurgia.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra independentemente se houver ou não indicação de cirurgia para fazer um tratamento adequado de reabilitação deste joelho.
      Boa Sorte!

  13. Responder
    greice

    ola!!
    eu corro 3 vezes por semana,uns 16 km, por semana.. e não sei o que aconteceu, na ultima vez que corri começou a doer me joelho, o direito.. parei com os exercicios e a corrida uns 4 dias, fui correr hoje novamente e a dor voltou, mas agora alem do joelho direito sinto dor no esquerdo, exatamente no mesmo lugar!! será que tem haver com o frio?? pois aqui onde moro a temperatura esta bem baixa… obrigada!!

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Greice!
      Pode ser por vários motivos, inclusive o frio se você não estiver fazendo os alongamentos e o aquecimento prévios necessários antes e depois da corrida.
      Sugiro que procure o médico Fisiatra antes que a situação piore e você faça alguma lesão.
      Boa Sorte!

  14. Responder
    Lyna

    Olá
    Alguém pode me ajudar. Há muito tempo cai e machuquei o joelho direito, desde então sinto muita dor, o joelho quando exigido incha e doe. Logo fraturei o pé esquerdo e acabei exigindo ainda mais joelho. O ano passado cai e o médico disse tratar-se de artrose. Tomei antiinflamatórios melhorei. Agora cai e meu joelho inchou muito desceu até a panturilha. O que posso fazer?
    O que meu joelho tem na verdade?
    Obrigada

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Lyna!
      Para saber o que acontece com seu joelho, eu sugiro que você faça uma avaliação com um médico fisiatra.Assim, com a história clínica completa, exame físico e alguns exames complementares ficará mais fácil chegar a um diagnóstico e tratamento.
      Boa sorte!

  15. Responder
    euclides gama

    minha ressonancia deu q tinha codromalacia patelar grau iv,qual melhor tratamento e se depois se fizer tudo certinho posso a bater pelada de futebol,agradeço com um forte abraço… se for o caso posso ate tomar infiltrção,responda por favor,tudo isso será com acompanahemnto medico

  16. Responder
    euclides gama

    com condromalacia patelar grau iv,eu posso colocar gelo todos os dias e o que posso fazer em casa,digo posiçãi exercicios ou coisas parecidas pra aproveitar tudo q posso,sou muito diciplinado e adoro jogar bola com amigos quaretões,fico feliz se enviarem respostas pra meu email,um abraço e fique com deus…

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Euclides!
      O grau IV da condromalácea pode ocasionar muita dor devidà à perda da cartilagem.O gelo pode ser utilizado diariamente desde que seja envolto por uma toalha para não ocasionar queimadura na pele. com relação aos exercícios que você pode fazer, é necessário uma avaliação com um médico Fisiatra. Devo alertar que antes e depois de qualquer atividade física é imprescindível fazer alongamentos, devem ser evitados exercícios com impacto.
      Boa sorte!

  17. Responder
    Jose Rubens

    Olá, queria tirar uma duvida,
    há algum tempo venho tendo uma dor no joelho, acredito que por volta de uns 6 meses, normalmente depois que eu dirijo por muito tempo(coisa de 4 horas), sinto tambem que a dor piora quando tomo friagem no joelho, outra coisa que percebo é que ao tentar esticar a perna doi muito e joelho estrala.

    oque pode ser isso ? você tem alguma ideia ?? vou procurar um médico o mais breve possivel pois esta doendo cada vez mais…

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Rubens!
      Podem ser várias coisas, mas a mais comum é a artrose.
      De qualquer forma é imprescindível uma avaliação médica.
      Boa sorte!

  18. Responder
    Ira mesquita

    Ola
    Estava jogando futebol e fui chutar a bola a gol com muita força e no momento que minha perna estava encostando na bola o zagueiro tirou a bola e chutei a perna de apoio dele,doeu muito meu joelho e o pé……..tento jogar novamente, corro normal mas movimentos laterais doi muito,oque pode seer?………doi a parte d fora do joelho esquerdo…Obrigado

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Ira!
      Para saber se ocorreu alguma lesão no seu joelho, você precisa fazer uma avaliação médica.
      Boa sorte!

  19. Responder
    JOÃO PAULO FARIA

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA DERRAME NA BURSA SUPRAPATELAR DO JOELHO…OBRIGADO.

    • Responder
      Thais Saron

      Significa que há um edema nesta região (inflamação).

  20. Responder
    CAROLINA DE THALES

    Há ± 5 meses, sofri um traumatismo no joelho esquerdo. No momento do acidente senti muita dor. Não houve inchaço e a dor que se seguiu, dias depois, tornou-se suportável. Há ± 1 a 2 meses atrás, comecei sentir dor nos aclives…procurei um médico que pediu uma ressonância magnética, com o seguinte resultado:
    PEQUENA ROTURA RADIAL JUNTO AO CORNO ANTERIOR DO MENISCO LATERAL. Exame este do dia 17/08/2010.
    O médico que está me acompanhando não aconselhou eu tomar antiinflamatório, estou fazendo a pedido dele, FISIOTERAPIA; ora calor, ora quente, inflavermelho, etc., com o objetivo anestésico, para depois passar para a área mecanica do procedimento. Estou sentido mais sensibilidade no joelho, nestes 3 dias do tratamento.
    Pergunto:
    Minha lesão não é mais aguda e sim cronica. A fisioterapia para dar resultado não teria que ter sido feita há ± 5 meses atrás?
    Não é indicado o antiinflamatório hoje, apesar da dor, porque o período é muito grande do dia do acidente, o corpo teria já que ter absorvido, toda esta situação. Procede? Ou este teria que ser o motivo para eu tomar o medicamento? Vai mascarar a fisioterapia?
    Vou sempre sentir dor? Vai ocorrer cicatrização desta pequena rotura? Tinha planos de fazer um exercício aeróbico, meu médico suspendeu esta atividade, me mandou evitar aclives, ajoelhar, subir escadas, cruzar as pernas, diminuir o ritmo das caminhadas de final de semana…Estou apavorada.
    Gostaria de uma 2ª opinião.
    Tenho 51 anos de idade e meu trabalho é um tanto sedentário.
    Grata.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Carolina!
      Pelo que você me descreveu de seu quadro clínico e sem ver seus exames parece que está tudo sendo feito direitinho.
      Sua lesão já é considerada crônica e no adulto demoram mais para cicatrizar, principalmente se o paciente apresentar outras doenças metabólicas como por exemplo o diabetes. A fisioterapia é eficaz tanto em casos agudos quanto crônicos, mas além da analgesia a cinesioterapia é fundamental (exercícios específicos). Lógico que quanto antes for feita a fisioterapia, mais rápida será sua recuperação.
      O antinflamatório é utilizado para dor aguda ou quando ainda há sinais de inflamação, como inchaço, vermelhidão e calor no local. Quando a queixa é somente de dor o mais indicado é utilizar analgésicos pois apresentam menos efeitos colaterais que os antiinflamatórios.
      Não fique apavorada, estas atividades devem ser suspensas até sua recuperação e depois disso só terá de ter mais cuidado!
      Ao poucos poderá retornar à atividade física ,porém deverá evitar exercícios que gerem impacto.
      Boa sorte!

  21. Responder
    olenir

    Olá, boa tarde Doutores gostaria de saber o tratamento caseiro para dor tendininte patelar grato.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Olenir!
      Sugiro que procure um médico fisiatra para lhe orientar quanto ao tratamento que poder realizado com exercícios domiciliares no seu caso.
      Boa sorte!

  22. Responder
    CESAR ALONSO CARRERA

    Boa tarde. Solicito por gentileza uma orientação. Trabalho por varias horas com a perna dobrada. Sera que é por isso que todos os dias meus joelhos doem e já não estou aguentando nem jogar minha peladinha das tardes noites de quarta feira. Qual o tratamento que posso fazer para curar ou acalmar com esta dor. Não sou sedentario, pelo contrário, jogo bola e faço exercícios fisicos diariamente porém agora não estou podendo faze-lo, por causa desta dor que apareceu fazem uns 10 dias. Eu trabalho em computação e defato não estou tendo uma postura adequada, sento-me por muitas horas com as pernas dobrada.
    Gostaria de uma resposta se for possivel. De como tratar esta dor.
    Grato.
    Cesar

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Cesar!
      Sua dor pode ser por diversos motivos: quais exercícios têm feito?Têm impacto?Você faz seus alongamentos antes e depois dos exercícios?Qual sua postura no dia a dia?
      Além disso é necessário um exame físico para saber as condições da articulação do joelho e dos seus músculos.
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico Fisiatra para saber exatamente o que está acontecendo e como praticar seus exercícios sem desencadear dor.
      Boa sorte!

  23. Responder
    maria vitoria guimaraes silva

    quando subo ou desço escadas sinto uma dor enjuada nos joelhos que encomoda muito o que sera isto e que medicamentos usar

    • Responder
      Thais Saron

      Sugiro que faça uma avaliação com um médico fisiatra para esclarecer o diagnóstico e definir o melhor tratamento.

  24. Responder
    Erick

    Bom tenho 21 anos sou militar do EB, ano passado fiz muito exercicio fisico e nesse dia decancei muito pouco e forcei bastante meus joelhos mais o esquerdo não suporto pelo visto, acabei sentindo uma leve dorzinha no joelho q ja faz ums 1o meses mais por increvel q pareca ele não incha quando estou andando não sinto nada parece normal mas quando eu sento e paro tenho q achar um geito para não doer quando vou dormi mesma coisa tenho q fica procurando uma posição agora comprei uma faixa pra por nele ai para de doer tem alguma idéia do q seja?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Erick!
      É difícil responder sem fazer um exame físico, perguntas detalhadas e solicitação de alguns exames.
      Se esta dor no joelho está te incomodando bastante, sugiro que procure uma avaliação médica.
      Boa sorte!

  25. Responder
    Kátia Lima

    Doutor,

    Há cerca de um mês fui agachar e senti que meu joelho “travou”. No dia seguinte começou a inchar, sem dor nenhuma.
    Tomei anti-inflamatório e nada. Fui ao ortopedista que pediu ressonância cujo diagnóstico foi de de condropatia grau I.
    O ortopedista encaminhou-me para fisioterapia e recomendou gelo 3x ao dia.
    Acontece que o inchaço continua e não sinto dor.
    Também como tem quase um mês e parei todas as minhas atividades não tenho firmado direito a perna. MInha coxa afinou um pouco e relação à outra. Isso é normal, reversível?
    Pelo amor de Deus, o que faço?

    • Responder
      Thais Saron

      Calma, Kátia!
      A condropatia é mais frequente em mulheres e está relacionada a atividade física e intensa ou inadequada. Sendo de grau I e fazendo os exercícios da fisioterapia corretamente, não há porque temer. O importante é rever a causa (exercício excessivo, falta de alongamento pré e pós atividade física, atividades de muito impacto ou falta de fortalecimento do músculo vasto medial) e corrigir.
      Sugiro que procure um médico fisiatra, caso não melhore.
      Boa sorte!

  26. Responder
    Carlos Roberto Cabral

    Boa noite, prático pedestrianismoa a 1 ano, até 1 mês atras treinava 10 km dia sim e outro não, a 3 meses comecei a sentir meu joelho esquerdo, fiz exames com laudo que não acusou nada, e em seguida a dor sumiu, dia 12 participei de uma Meia maratona e o joelho voltou a doer, dia 19 participei de uma prova de 10 km o qual a dor chegou ao meu limite, não sei mais o que fazer já qie o especialista olhou os exames que não constaram nada, por favor o que eu faço já que tenho mais competição daqui a 30 dias? Obrigado

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Carlos!
      Sugiro que procure um médico fisiatra para uma avaliação, definir o diagnóstico (pode ser até muscular!) e o tratamento de reabilitação mais adequado para seu caso.
      Boa sorte!

  27. Responder
    claudia.

    olá ! eu tenho uma lesão de menisco medial no joelho meu medico solicitou apenas fisioterapia,será qu eu tenho possibilidader de ficar boa. espero resporta obrigado.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Claudia!
      Nem todas as lesões de menisco são indicações de cirurgia.
      Se o ortopedista que a avaliou indicou somente fisioterapia, confie nele.Caso a dor não melhore, procure uma segunda opinião.
      Se preferir fazer um programa de reabilitação mais especializado, procure um médico fisiatra.
      Boa sorte!

  28. Responder
    Daniela Rodrigues

    É o seguinte eu caí e fiz uma entorse no joelho direito e no tornozelo. eu tive 15 dias de repouso e continuo com mais 1 semana,e fiquei bem acontece é que quando estico a perna e encolho a parte inferior do joelho doí me como se estivesse pisado. O que posso ter no joelho? Relembro que ando bem e faço as lidas de casa bem apenas tenho essa dor. Aguardo resposta urgente!

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Daniela!
      Acredito que o que você está sentindo é um resquício de sua lesão.
      Se os sintomas persistirem, procure seu médico.
      boa sorte!

  29. Responder
    Silva

    Olá. Parabéns pelo site.
    Sou praticante de Andebol e tenho 19 anos, e há uma semana apareceu-me dormência nos joelhos, na parte da frente. Por vezes é mais forte num joelho que outro, mas vai variando. Consultei uma médica clinica geral que não acredita que seja coluna porque essa sensação não se estende à coxa ou perna.

    Pode esclarecer-me do que poderá ser?
    Posso continuar a treinar?
    Obrigado

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Silva!
      O handebol é um esporte que leva a um grande impacto nos joelhos, por isso, para saber o que está acontecendo no seu joelho é necessário uma avaliação médica pois pode ser desde um aquecimento inadequado, falta de alongamentos até o início de uma lesão mais séria.
      Procure um médico.
      Boa sorte!

  30. Responder
    jovely

    boa noite fiz cirurgia do joelho, ligamentos cruzado posterior e medial e menisco ja faz 9 meses, fiz varias fisoterapias so que apareceu um caroço no joelho, não consigo trabalhar com pesomais, joelho doi direto, tomei antiinflamatorios so que não melhora, agora deu de estralar o joelho to com dificuldades para ficar esticando o joelho sempre doi, tem solução para este caso , o ortopedista fala para aumentar a carga e trabalhar com peso para fortalecer soq ue não dá

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Jovely!
      Na realidade para saber o que está acontecendo com o seu joelho, é necessário fazer um exame físico e alguns exames complementares para saber a causa de sua queixa. Além disso, é necessário saber como foi feito seu tratamento de reabilitação pós-cirúrgico para saber se foi adequado e suficiente.
      Sugiro que você faça uma avaliação com um médico Fisiatra para isto.
      Boa sorte!

      • Responder
        ailton

        parabens pelo site e pela sua atençao q DEUS te abençoe mnto me indique aonde tem um hospital do sus q posso encontra uma vaga pra fazer uma ressonancia do meu joelho eu torci a rotula saiu fora .nao da pra desse iscada ta dificio doi muito bjos .aguardo resposta

        • Responder
          Thais Saron

          Olá, Ailton!
          Existem vários hospitais que fazem este exame, mas primeiramente, é necessário que você passe em um médico do SUS que o solicite. Nos postos de saúde, os médicos podem fazer o pedido se houver necessidade e te encaminharão para o local mais próximo que realize o exame!
          Boa sorte!

  31. Responder
    leonardo gomes

    boa tarde , fiz uma reconstrução do LCA COM ARTROSCOPIA .DIA 12/12/09
    FOI RETIRADO 3/4 DO TENDAO PARA REFAZER O LIGAMENTO.
    HOJE 10 MESES DEPOIS TENHO QUASE TODOS OS MOVIMENTOS DENTRO DA NORMALIDADE , POIS O QUE NÃO CONSIGO FAZER É ABRAÇAR O JOELHO OU ALONGAR EM PÉ .
    POIS AO QUE SEGURO MEU PÉ E PUXO PARA TRAS SINTO UMA DOR AGUDA ABAIXO DA PATELA .
    NÃO CONSIGO AJOELHAR QUE TAMBEM SINDO ESSA DOR .
    – POR EXEMPLO AINDA NÃO VOLTEI A JOGAR BOLA , APENAS FAÇO MUSCULAÇÃO E TRABALHO EMBARCADO ( SUBO E DESÇO ESCADA ).
    SO NAO TENHO CONFIANÇA E FLEXIONAR TOTALMENTE O JOELHO .

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Leonardo!
      Qual a sua dúvida?Terei o maior prazer em responder se houver possibilidade.

  32. Responder
    JOSÉ RODOLFO

    OLA.
    TENHO O MESMO PROBLEMA DO LEONARDO (A CIMA), MAS TENHO POUCO TEMPO PRA FAZER MUSCULAÇÃO, ANDO BASTANTE, SUBO E DESÇO ESCADA O TEMPO TODO, MEU JOELHO DÓI O TEMPO TODO, ALGUNS MOMENTOS A DOR SOME, MINHA CIRURGIA FOI FEITA EM JANEIRO 2010, GOSTARIA DE SABER SE ESSA DOR É CONSEQUENCIA DE EU NÃO ESTAR FORTALECENDO A MUSCULATURA CORRETAMENTE? OU SE PODE SER ALGUM OUTRO PROBLEMA? E TBM SEMPRE QUE PEDALO MEU JOELHO FICA DANDO UM ESTALO QUANDO DOBRO….MAS NÃO SINTO DOR COM O MOVIMENTO…O QUE PODE SER ISSO?
    OBRIGADO.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, José!
      Para responder sua pergunta é necessário fazer um exame físico para verificar as condições do joelho, sua estabilidade e da musculatura da sua perna.
      Você fez tratamento de reabilitação com exercícios específicos após a cirurgia?Isto também é importante para a recuperação do LCA.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para orientá-lo quanto à reabilitação que pode ser feita para o alívio de sua dor, caso esteja incomodando.
      Infelizmente você terá de adaptar sua rotina à prática de atividades físicas para evitar a progressão de dor já que teve uma lesão pregressa.
      Não desanime, pelo contrário, invista em você!

  33. Responder
    leonardo gomes

    BEM DESCULPE SE RELATEI OS SINTOMAS MAIS NÃO QUESTIONEI AS CAUSAS .

    EU GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL ESSAS DORES QUE SINTO NO JOELHO .
    VISTO QUE QUERO RETORNAR A PRATICAR O FUTEBOL E COMO NÃO CONSIGO FAZER TODOS OS ALONGAMENTOS CORRETO CONTINUO COM MEDO .

    HOJE JA CORRO NA ESTEIRA 45 MIN EM RITMO MÉDIO A ACELERADO SEM NENHUMA DOR
    JA CONSIGO LEVANTAR UMA CARGA CONSIDERAVEL NA CADEIRA EXTENSORA , . FIZ UMA NOVA RESSONANCIA 8 MESES APOS A CIRURGIA E LEVEI AO MEU ORTOPEDISTA QUE ME DISSE ESTAR TUDO DENTRO DA NORMALIDADE , MAIS ESSAS DORES NA FLEXÃO TOTAL DA PERNA ME DEIXA ENCUCADO .
    SO GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL SENTIR ESSA DOR E SE TEM ALGUM EXERCICIO ESPECIFICO PARA ELIMINA-LA .DESDE JA GRATO .

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Leonardo!
      Obrigada por voltar ao site e expor sua dúvida!
      Não, a dor não é normal nem tampouco quer dizer que esteja com alguma lesão no joelho. Provavelmente você está com um desequilíbrio muscular (já que não pratica os alongamentos corretamente) e isto está gerando esta dor.
      Você precisa fazer uma reabilitação muscular.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para avaliar sua musculatura e a partir daí, orientá-lo quanto aos exercícios que você deve praticar para equilibrar sua musculatura.
      Boa sorte!

  34. Responder
    marizaestrella

    a recuperacao da operacao de menisco quanto tempo demora eu tomo marevan e perigoso

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Mariza!
      Depende da cirurgia que você realizou, principalmente se você faz uso de anticoagulante.
      Converse com seu cirurgião, ele esclarecerá sua dúvida baseado na técnica que utilizou, o estado do seu joelho e se houve sangramentos.
      Boa sorte!

  35. Responder
    ray

    Dra. gostaria de receber sua orientacao. sou praticante de musculacao e a mais ou menos 1 mes e meio comecei a sentir uma pequena dor acima da patela, fui ao ortopedista e ele me injetou no joelho uma beta trinta, depois disso comecei a sentir mas pontadas no joelho inteiro, entao ele me pediu uma ressonancia magnetica, mas ainda n fiz. o que poderia ser, sendo que n machuquei o joelho, ah meu joelho esta instavel, e agora a dor que sentia antes sumiu , oque incomoda agora e a dor na parte interna do joelho junto com uma instabilidade ao ficar de pe forcando a perna e estendendo a totalmente.
    me ajude por favor pois n estou malhando faz uma semana, e adoro malhar.
    ah Dra. estou tomando tilail e a dor esta mais amena.
    obrigada e boa noite.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Ray!
      Você aumentou a carga na musculação?Utilizou algum aparelho diferente ou que não utilizava normalmente? Está fazendo alongamentos antes e depois do fortalecimento?
      Qualquer uma destas hipóteses pode ter gerado desde um desequilíbrio muscular até uma lesão ligamentar/meniscal. A ressonância será importante para definir se houve alguma lesão que tenha deixado seu joelho instável e gerado dor.
      Sugiro que pare os exercícios para pernas enquanto não tem diagnóstico pois dependendo da lesão pode agravar; e faça o mais rápido possível esta ressonância e leve ao seu médico.
      Boa sorte!

  36. Responder
    alex saadi vieira

    olá Thais, tenho 37 anos sou maratonista e ultimamente começou a doer intensamente meu joelho direito na parte lateral externa, suspeito que seja plica, mas não tenho certeza. o que você orienta? aguardo respostas.
    Alex Saadi

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Alex!
      É difícil orientar alguma coisa sem fazer um exame físico e definir um diagnóstico.
      O que posso orientá-lo é procurar um médico Fisiatra para fazer esta avaliação e orientá-lo quanto ao melhor programa de exercícios ou tratamento de reabilitação se for necessário.
      boa sorte!

  37. Responder
    Ana Paula Quintanilha

    Olá, sofri um pequeno acidente,fiz uma ressonancia e acusou lesão no menisculo lateral e condromalácia patelar, isso faz exatamente 20 dias, médico me disse para fazer compressa morna e fisioterapia. Mas os anti inflamatórios estão acabando com meu estómago, sendo que já estou na 3° caixa e diferentes antiflamátórios. DEVO CONTINUAR TOMANDO?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Paula!
      Se você está apresentando efeitos colaterais com a medicação, sugiro que suspenda o uso, retorne imediatamente com seu médico e relate para ele o que está acontecendo.
      Tenho certeza de que ele te dará outra opção de medicamentos e vai orientá-la quanto ao que deve fazer.
      Faça isto logo!

  38. Responder
    JOSÉ RODOLFO

    OI THAIS.
    OLHA, AS CONDIÇÕES DO JOELHO ESTÃO NORMAIS, A ESTABILIDADE ESTÃO ÓTIMAS, BEM FIRME, MAS A MUSCULATURA NÃO ESTÃO DE ACORDO, MINHAS DUAS PERNAS ATROFIARAM UM POUCO, E EU SEMPRE TIVE UMA ROTINA ESPORTIVA MUITO INTENSA, E ME MACHUQUEI JOGANDO FUTEBOL, E DESDE DE AGOSTO DO ANO PASSADO, COMO ESTOU VOLTANDO AGORA AS ATIVIDADES, ESTOU COM ESSA DIFICULDADE DE FAZER ALGO DURANTE A SEMANA, POR CONTA DA CORRERIA DO DIA-A-DIA, A MINHA DUVIDA ERA SOMENTE EM RELAÇÃO A DOR QUE NÃO PASSA, QUANDO TENHO UM TEMPO, FAÇO MEIA HORA DE BICICLETA ERGONOMICA E AS VEZES USO UNS PESOS QUE TENHO PRA TRABALHAR A MUSCULATURA, COMO ESSA DOR SEMPRE ESTA ALI ME ENCOMODANDO, ISSO SERIA NORMAL ENTÃO, PELO FATO DE EU NÃO CONSEGUIR MANTER UMA ROTINA DE FORTALECIMENTO….É ISSO?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, José Rodolfo!
      Provavelmente a dor que você sente é devida ao desequilíbrio muscular, por isso a importância de realizar um tratamento de reabilitação para sua musculatura.
      É importante ter uma orientação para a volta da atividade física, exatamente para não ocasionar outra lesão por estar com a musculatura desequilibrada.
      Procure um médico Fisiatra para isto.

  39. Responder
    EMERSON FERNANDES

    Bom dia,
    Fiz cirurgia de LCA e meniscos em 06.10.2010. Faço até hoje exercícios em casa e fisioterapia. Faço quase a extensão completa e 120º de flexão do joelho. Porém, ao andar, sinto que o joelho trava e não consigo dobrá-lo de imediato, o que faz com que eu fique mancando. É normal? O que pode ter ocorrido?
    Desde já agradeço pela atenção,
    Emerson Fernandes-

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Emerson!
      É difícil dizer o que está acontecendo o seu joelho sem um exame físico. Você já verificou se os exercícios que têm feito estão corretos para o seu caso? Isto pode ser a causa do travamento.
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico Fisiatra para saber o que está acontecendo e ser orientado quanto à reabilitação e volta da prática de atividades físicas.

  40. Responder
    mateus

    ola
    eu tenho 12 anos e estava jogando bola, ai fui cabecear a bola e quando cai meu corpo se inclinou para trás esticando minha perna ao contrario do normal eu seja para frente do corpo, inchou e doeu o inchaço e mais na parte de baixo do joelho e a dor e quando estico a perna muito pra frente.
    obrigado

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Mateus!
      Sugiro que procure um médico caso venha a sentir dor ou algum outro sintoma.
      Boa sorte!

  41. Responder
    neyde

    o que faço pra acabar com dores nos joelhos fis exame e o hortopedista disse que nao tenho mais cratilagem o que faço nao aguento mais tanta dores sou costureira e teho que sibir escada o dia inteiro me ajude por favor obrigada this bjs neyde olha tenho 56 anos e estou na menopauza sem tomar nenhuma medicaçao pra mesmo .

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Neyde!
      Procure um médico Fisiatra para avaliá-la, dar um diagnóstico e orientá-la quanto ao tratamento para aliviar seus sintomas.
      boa sorte!

  42. Responder
    Elisa

    Ola
    Ha +- uma semana quando fui levantar pus todo meu peso sobre meu joelho direito. Senti um estralo e começou a doer quando me movimentava, entao fiquei imovel por uns minutos ate passar, entretanto, quando forço-o, me ajoelho ou dobro-o sinto dor, mas em bem menos intensidade claro. Em nenhum momento ele inchou, e sei que joelho custa um tempo para voltar ao normal, sera que foi apenas muscular? na academia a instrutora nao diagnosticou nada tambem.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Elisa!
      Sugiro que se o problema persistir, você deve procurar um médico.
      São inumeras as lesões que podem acontecer no joelho.
      Boa sorte!

  43. Responder
    Paulo Rangel

    Olá, sinto dor atrás do joelho ao me agachar e ao caminhar quando fico muito tempo sentado e agora esta dando uma pontada na parte medial do joelho o que será??

    Sou praticante de jiu jitsu, detalhe….

    Poderia me ajudar???
    Muito obrigado e parabéns pelo site!

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Paulo!
      É difícil te dar um diagnóstico sem fazer um exame detalhado de seu joelho, ainda mais por praticar um exercício que tem bastante impacto e exige muito do joelho.
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para uma avaliação e assim, constatar um diagnóstico e propor um tratamento para a melhora de seus sintomas.
      Boa sorte!

  44. Responder
    Marisa

    tenho ~um problema no joelho direito e meu ortopedista ja me indicou uma artroscopia, porem não tenho plano de saude e terei que fazer particular, alguem pode me dar uma ideia de custo desta cirurgia?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Marisa!
      Infelizmente não sou ortopedista e não tenho idéia do custo da artroscopia.
      Sugiro que se consulte com pelo menos dois especialistas e peça um orçamento.
      Espero ter ajudado!

  45. Responder
    Flavio

    Olá! Pratico vôlei há 15 anos, de uns tempos pra cá venho sentindo dores no músculo abaixo da rótula, não sei o nome rsrs. Gostaria de saber se é grave ou não.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Flavio!
      Provavelmente grave não é pois se fosse você apresentaria mais sintomas…no entanto se você deixar pra lá e não for ver o que está acontecendo, isto pode piorar e se tornar grave, dificultando o tratamento lá na frente.
      Não hesite e procure um médico Fisiatra!

  46. Responder
    Amanda

    Ola, eu fazia academia e meu joelho comecou a doer, fiz uma RM e deu lesao no menisco medial nos dois joelhos, e eu fiz fisioterapia e nao resolveu nada, nao voltei mais no medico e eu ainda sinto mta dor, meu joelho incha e eu ainda forço ele um pouco por causa do trabalho.
    A lesao pode ter piorado?
    É normal sentir dores ainda?
    E o que me recomenda para o tratamento da lesao?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Amanda!
      Primeiramente, é necessário saber se a fisioterapia que você realizou foi adequada, com os meios físicos adequados e exercícios de alongamento, fortalecimento e propriocepção específicos para sua sua musculatura. Em segundo lugar existem diversos tipos de lesão de menisco e dependendo da gravidade da lesão, há necessidade de cirurgia de reparação.
      Se você não realizou a reabilitação (fisioterapia) adequadamente e continua forçando seu joelho, você pode ter piorado a sua lesão.
      Sugiro que você procure um médico Fisiatra para uma avaliação completa e prescrição do tratamento de reabilitação ideal para seu caso.
      Boa Sorte!

  47. Responder
    Amanda

    Ola Thais, vou te passar meu resultado pra voce ver exatamente qual a lesao no menisco medical, o resultado da RM é :
    Dados técnicos: Plano Axial, sequencia ponderada em t2 com saturação do sinal da gordura.
    Plano sagital, sequencias ponderadas em DP e t2 com saturaçao do sinal da gordura.
    Plano coronal, sequencias ponderadas em t1 e t2 com saturaçao de sinal da gordura.

    Impressoes:
    Degeneração intra-substancial do corno posterios do menisco medial.
    Anasilando minha pergunta anterior
    “Ola, eu fazia academia e meu joelho comecou a doer, fiz uma RM e deu lesao no menisco medial nos dois joelhos, e eu fiz fisioterapia e nao resolveu nada, nao voltei mais no medico e eu ainda sinto mta dor, meu joelho incha e eu ainda forço ele um pouco por causa do trabalho.
    A lesao pode ter piorado?
    É normal sentir dores ainda?
    E o que me recomenda para o tratamento da lesao?”
    O que me diz sabendo do meu resultado da RM

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Amanda!
      Infelizmente não há possibilidade de fazer consulta pela internet sem uma avaliação clínica de seu joelho.
      Pelo seu exame, não parece nada grave, mas sugiro que procure um médico fisiatra antes que os sintomas piorem.
      Boa sorte!

  48. Responder
    Amanda

    Bom Dia eu tenho uma lesao degenerativa no menisco medial (alguma coisa relacionada tbm com corno posterior, mas n me lembro exatamente) e eu gostaria de saber se eu poderia me afastar pelo INSS por causa dessa lesao.

    Eu trabalho de auxiliar adminstrativo, e pego dois onibus para ir trabalhar e dois para voltar para casa, em pé.

    Eu sinto dor no joelho eu ja fiz fisioterapia mas nao resolveu nada.
    Acha q eu conseguiria me afastar pelo inss? Eu trabalho de carteira assinada faz um mes somente

  49. Responder
    André

    Olá, fiz uma cirurgia em agosto/10 e ainda estou fazendo fisioterapia, só que sinto dor quando estico o joelho. Essa dor é normal?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, André!
      Não é normal, as dores já deveriam ter desaparecido…
      Sugiro que converse com seu médico, deve faltar algum detalhe da reabilitação no seu tratamento.
      Boa sorte!

  50. Responder
    alex

    eu tava jogando bola e pisei em falso e deu um estralo oque eu faso

    • Responder
      Thais Saron

      Se você ainda apresenta dor, procure um médico.
      boa sorte!

  51. Responder
    Debora

    Oie Thais,
    a muito tempo atras(+-10) eu desloquei minha patela dancando ballet.
    na epoca fui no medico e ele disse que nao seria necessaria cirurgia, usei muleta, imobilizei a perna(n lembro ql foi). O medico me recomendou malhar a muscularura interna da coxa.. Agora eu trabalho em loja e fico o dia toooodo em pe,,e muitas vezes parada na mesma posicao.Meu joelho sempre doeu um pouco, por que nunca exercitei mas hoje fiquei o dia inteiro sentando e levantando.. e passei um bom tempo sentada tbm. meu joelho esta doendo demasiadamente. E agora percebo que sao os 2 joelhos e nao so um..Posso sentir/ver que minha patela e solta, quando mexo no meu joelho ela move com muita facilidade ..mais do que o normal.. O que voce acha que devo fazer?
    Obrigada, Debora

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Debora!
      Acho que você deve procurar um médico Fisiatra para fazer o diagnóstico e orientá-la quanto ao melhor tratamento de reabilitação.
      Boa sorte!

  52. Responder
    karina

    Oi, estou com uma dor horrível no joelho esquerdo, creio eu causada por uma dança que fiz de salta alto, a qual fez com que eu forçasse bastante o mesmo.
    Os sintomas são: dor imensa ao supender a perna, ao fica com uma perna só de joelho semi-dobrado, ao subir e descer escadas…

    Me ajude…

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Karina!
      Sugiro que se esta dor não passar, você deve procurar um médico para saber se não houve alguma lesão com o esforço que realizou durante a dança.
      Boa sorte!

  53. Responder
    Roner

    Tive uma entorce no joelho direito e todas as vezes q jogo o joelho tipo se desloca e volta ao lugar e doi.por que isso acontece?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Roner!
      Sugiro que faça uma avaliação clínica com um médico para identificar o que está acontecendo com seu joelho!
      Boa sorte!

  54. Responder
    gustavo

    Aconteceu isso comigo fui chutar a bola coloquei muita força na bola e acabei machucando o joelho foi uma lezao nao precisei ir no medico e nada apenas colocava gelo ai depois de uma semana tava doendo ainda minha perna mais fui chutando a bola tentando correr ate q melhoro minha perna mais depois de ums dias fui jogar novamente corri um pouco ai na hora do jogo primeiro lance estava correndo com a bola lesao denovo na coxa sera pq acontece isso comigo tao rapido? vlw e foi verdade em galera

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Gustavo!
      Sugiro que você faça uma avaliação clínica para saber porque ocorrem estas lesões com frequencia em seu joelho.
      Boa sorte!

  55. Responder
    Hans

    Olá!
    Sou militar,estou com sérios problemas devido a Condromalácia.
    Faz um ano que estou com Condromalácia e tenho dificuldades para
    tratar pelo fato da Marinha não me licenciar para cuidar da forma correta
    e ter uma melhora visível(significativa).
    As dores estão aumentando e mais frequentes.Também não consigo
    trabalhar bem devido a isso.
    Preciso de uma solução.Acontece que no militarismo os médicos tem
    medo de encostarem o militar com problemas mais sérios de saúde.
    Mas não adianta fica empurrando com a barriga,não adianta protelar!
    Muito obrigado!

    Hans

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Hans!
      Sugiro que procure um médico Fisiatra para associar tratamento medicamentoso com reabilitação para melhores resultados!
      Boa sorte!

  56. Responder
    leandro

    por favor gostaria de um ajuda , meu joelho doi mto quando eu estou dirigindo , somente no direito , ja fiz fisioterapia mais nao ajudou , o medico me passou pra fazer aculpuntura , mais nao consegui fazer pelo trabalho , existe alguma coisa caseira ou algum tipo de exercicio para eu poder curar esta dor que ja esta a mais de 6 meses ? O medico me falo que é uma inflamacao .

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Leandro!
      Para saber o motivo da dor de seu joelho é necessário uma avaliação clínica e só assim, dizer quais métodos poderiam ajudar no alívio desta dor.
      Procure um médico Fisiatra.

  57. Responder
    marcela

    boa noite !!!!! tenho muita dor nos meus joelhos, ou seja os 02, quando ando doi qu
    quando estou a muito tempo sentada em uma posição, doi tbem e quando levanto a dor se torna insuportável, parece que ele trava e depois de algum tempo ele volta ,e mesmo assim com dores muito forte, e ainda sim permanece inchado ,a dor esta tão intensa que agora a dor passou tbem pra pernas o que vc acha que deve ser ,o que devo fazer obrigada….

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Marcela!
      Pela sua descrição não dá para saber qual o motivo de dor em seus joelhos.
      Sugiro que procure um médico para uma avaliação com exame físico.
      Boa sorte!

  58. Responder
    Marcos

    Oi!
    Há pouco mais de um ano, quando estava caminhando na rua, um motorista embriagado jogou seu carro em cima de mim, imediatamente senti uma dor fortíssima no joelho direito, que passados alguns minutos começou a inchar e ficar muito doido.No mesmo dia fui ao médico, foi tirado um raio x e ele disse que tinha sido somente uma contusão, entretanto, passado um ano, quando fico de pé alguns minutos ou sentado, meu joelho dói e não consigo esticar minha perna toda. Pode ser algo grave que precise cirurgia.
    Aguardo Resposta.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Marcos!
      Fique tranquilo, se fosse algo grave, a dor seria insuportável depois de um ano.
      Sugiro que faça uma avaliação com um especialista de joelhos com exames complementares ( uma ressonancia) para verificar se houve lesão de partes moles.
      Boa sorte!

  59. Responder
    ÉBERTON

    OI,TIVE UMA TORÇÃO NO JOELHO DIREITO ,ESTAVA JOGANDO FUTEBOL ,JOGUEI SOMENTE TRES MINUTOS E TORCI O JOELHO SÓZINHO, MAS TIVE A SENSAÇÃO DE QUE ALGUÉM DO OUTRO TIME , BATEU DO LADO DE FORA DO MEU JOELHO , DOEU MUITO ,FAZ UM MES QUEISSO ACONTECEU , FIZ GELO DUAS VEZES POR DIA E TOMO ANTIINFLAMATÓRIO DE 12 EM 12 HORAS , MAS AGORA JA ESTOU FAZENDO EXERCICIOS DE ALONGAMENTO NORMALMENTE, SINTO UMA DOR NA PARTE DE TRÁZ DO JOELHO ,E ISSO ANTES DA LESÃO, AGORA SINTO DOR QUANDO AGACHO,ATÉ EM BAIXO ,SE PUDER ME DIZER ALGUMA COISA OU DICAS DE EXERCICIOS ,FICO GRATO

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Éberton!
      Sugiro que faça uma avaliação com um médico para saber se há lesão e qual o melhor tratamento.
      Boa sorte!

  60. Responder
    idelvan

    torci meu joelho aos quarenta dia queria saber de sua opiniao se consiguerei jogar futebol de novo quando parar de doer
    ele ficou inchado nolado de dentro e na parte de for e agora doi na parte de tras um pouquinho sera lca.min ajude com algumas dicas dr. agradeco de coracao obrigado

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Idelvan!
      Pelo seu relato e sem uma avaliação de seu joelho, é impossível dar um prognóstico. Sugiro que procure um médico se os sintomas persistirem.
      Boa sorte!

  61. Responder
    Antenor

    Ola dr. Fiz uma cirugia no joelho de LCA e menisco ano passado. Depois de 10 meses voltei a jogar . E ontem em um jogo em pisei em falso e deu un leve estalinho. Queria saber se pode ter rompido o ligamento de novo.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Antenor!
      Vc se preparou fisicamente para voltar a jogar?
      Para voltar a jogar vc precisa preparar sua musculatura e o joelho novamente. Sem o preparo adequado o risco de lesão é bem alto.
      Fale com seu médico!

  62. Responder
    Antenor

    Boa tarde dr. Eu fiz uma cirurgia no joelho menisco e LCA . Voltei a jogar depois de 11 meses . E ontem em um jogo no campo pisei em falso e senti um leve estalo no joelho . Na hora deu uma dor , mas cm o sangue qnte logo passou em seguida. Mas hj ja comecou uma dor mais forte , nao consigo dobrar totalmente o joelho. Queria saber se pode ter rompido o ligamento de novo.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Antenor! Não dá para lhe afirmar o que aconteceu sem uma avaliação, mas se a dor não passar, piorar, inchar ou outros sintomas, sugiro que procure seu médico.

  63. Responder
    Cláudia Rodrigues

    Boa tarde!
    Sinto dores no joelhos a bastante tempo. Dificuldades para agachar, subir escadas e as vezes até para sentar dependendo da altura de do sofá ou cadeira. Não consigo ajoelhar. Nunca inchou, estrala até andando.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Cláudia!As incapacidades para realizar algumas atividades no dia a dia como vc citou são sintomas e indícios de que vc precisa procurar um médico para definir um diagnóstico e fazer uma prevenção para a dor e piora das incapacidades.
      Não perca tempo, se cuide!

  64. Responder
    Yure ribeiro de Almeida Souza

    Ola, eu tive uma dor no joelho apos correr, e nao conseguia andar e fui no medico, medico examinou e mandou infaxar e falou que pode ser algum ligamento, mandou eu tomar remédio e ficar de repouso durante 7 dias passou 7 dias e tirei a faixa mais continua doendo quando eu estico e ando, sera qe deve ser o ligamento cruzado anterior? Me ajudem boa noite! Adorei a pagina.

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Yure!
      Seria muito importante voltar em seu médico para uma nova avaliação se a dor não passou. Tavez seja necessário um exame complementar para verificar o diagnóstico melhor. Não hesite e veja logo!
      Boa sorte!

  65. Responder
    Rosemeire T. Seckinato

    Bom dia,
    Tenho 49 anos muita dor nos joelhos principalmente o esquerdo, pois tenho joelhos varo isso aliado a excesso de peso? Como resolvo isso? Tem algum tratamento ou é somente cirurgico?

    • Responder
      Thais Saron

      Olá, Rosemeire!
      O excesso de peso e a deformidade em varo pode ocasionar lesões que levem a dor nos joelhos. Para vc saber a causa, ou seja a lesão que ocasionou as dores e o melhor tratamento para isto é necessário uma avaliação médica. A indicação de tratamento geralmente é conservadora, com mudanças de hábitos que diminuam o peso e previna futuras lesões.
      Procure um médico para iniciar seu tratamento o mais rápido possível e assim diminuir sua dor! boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *